PUSHKIN, ALEKSANDER




ALEKSANDER PUSHKIN

Aleksander Pushkin é reconhecido como pai da literatura russa. Acadêmicos sempre comparam o impacto que ele teve na literatura nacional ao que Shakespeare teve na literatura inglesa. Entretanto, a significância de Pushkin para a literatura russa é muito maior. Antes, a literatura russa limitava-se a contos e algumas poesias e dramas, reproduzindo a forma ocidental. Pushkin mudou isso. Numa carreira construída nos vinte anos, Pushkin estabeleceu uma linguagem literária moderna à Rússia. Criou poemas e contos, libertou a literatura russa das convenções impostas pelas demais línguas européias, em especial, à francesa criando, assim, uma literatura unicamente russa em forma e conteúdo.
Nascido em 1799, Pushkin teve uma vida aristocrática e, em muitas de suas obras, apresenta-nos um caráter revolucionário. Mesmo com uma vida curta, Pushkin incomodou muitos governantes com seus pensamentos nada ortodoxos que provocaram sua ida para o exílio, onde teve a oportunidade de conhecer o sul da Rússia, fato que lhe proporcionou o encontro com um estilo romântico próprio, mesclando a solidão e a amargura do herói europeu com o gosto por uma vida simples.


LIVRO ESCOLHIDO – EDITORA NOVA ALEXANDRIA


CONTOS DE BELKIN


Este livro reúne cinco contos que sintetizam a qualidade da prosa deste grande escritor, considerado o fundador da moderna literatura russa. Para narrar “O tiro”, “A nevasca”, “O agente funerário”, “O chefe de estação” e “A sinhazinha camponesa”, Pushkin cria um autor fictício, revelando cenas curiosas da vida na Rússia tzarista com sua prosa enxuta e irreverente que delicia o leitor com desfechos inesperados. Poeta, romancista, contista e dramaturgo Aleksander Serguéievitch Pushkin recebeu influência de autores como Byron, Shakespeare e Voltaire e, posteriormente, serviu de modelo para mestres como Dostoiévski e Gogol. Dono de um talento sem igual para recriar argúcia a essência da personalidade humana, deixou como legado uma extensa obra, que deve ser respeitada como sinônimo de grande literatura para leitores de qualquer época.

Nenhum comentário: