COSSERY, ALBERT


ALBERT COSSERY




"Nenhum escritor descreve de forma mais pungente e implacável a existência das grandes multidões submersas." - Henry Miller

Nascido no Cairo em 1913, Albert Cossery se fixou definitivamente em Paris em 1945, e desde 1951 ocupa o mesmo quarto de hotel na periferia da cidade. Ao longo de seus mais de 60 anos de carreira, foi amigo de escritores como Boris Vian, Jean Genet, Henry Miller e Albert Camus. Apólogo da preguiça e do prazer, publicou apenas oito livros, todos eles ambientados no Egito e, em suas próprias palavras, escritos ao ritmo de "uma frase por dia". Seu trabalho mais recente, As Cores da Infâmia, de 1999, foi publicado pela Conrad em 2004. Mendigos e Altivos é considerado sua principal obra. Escrito em 1955, já foi objeto de duas adaptações para o cinema e uma para os quadrinhos.

LIVRO ESCOLHIDO - EDITORA CONRAD

MENDIGOS E ALTIVOS ( L! )


O livro narra o cotidiano de uma multidão de excluídos na periferia do Cairo. O traficante Yéghen, a cafetina Set Amina, a prostituta Naïla e Gohar, um ex-professor universitário que se recusou a continuar sua vida burguesa e se tornou um mendigo por livre e espontânea vontade. Os personagens são pessoas que sofrem toda espécie de opressão, mas que no universo fascinante dos marginais de Cossery, saem da condição de vítima para assumir um orgulho e uma dignidade impossíveis de encontrar até mesmo nos salões mais nobres da cidade.Mendigos e Altivos é considerado a obra prima de Albert Cossery - cultuado escritor da literatura francesa - e já foi adaptado duas vezes para o cinema. O autor representa para os europeus o que os beats são para os americanos. Todos são escritores fascinados pela vida "na estrada" e vai agradar o público interessado em contra cultura e escritores como Jack Kerouak (On the Road) e Willian Burrough (Almoço Nú).

Nenhum comentário: