GRAVES, ROBERT



ROBERT GRAVES




Romancista e poeta inglês nascido em Londres.

O sofrimento vivido durante a primeira guerra mundial foi a matéria prima para os primeiros livros de poemas: Over the Brazier (1916) e Fairies and Fusiliers (1917). Ao deixar o exército (1919) graduou-se em Oxford e passou a dar aulas em diversas universidades.

Publicou o ensaio On English Poetry (1922) e exerceu a cátedra de literatura inglesa na Universidade do Cairo, no Egito (1926-1929). Consagrou-se com sua famosa autobiografia de seus anos juvenis, Good-Bye to All That (1929), onde estavam salientados os horrores da guerra e o desencanto amoroso que culminaria na inviabilidade de seu primeiro casamento. O sucesso dessa publicação motivou-o a escrever dois romances de natureza épica que consolidariam seu prestígio: I, Claudius (1934) e Claudius the God and his Wife Messalina (1934). Depois vieram os romances Count Belisarius (1938), sobre o general do império bizantino, e The Golden Fleece (1944).

Dedicou-se também ao estudo de inúmeros idiomas e mitologias. Sempre interessado pelo mundo mediterrâneo clássico, passou a residir em Deià (1946), uma aldeia de pescadores em Palma de Maiorca, onde ficou até morrer, aos noventa anos, deixando a impressionante marca de mais de uma centena de livros publicados. Durante o resto de sua vida em Maiorca, fez viagens para vários outros países como os Estados Unidos e proferiu conferências em inúmeras universidades.

LIVRO ESCOLHIDO - EDITORA EDIOURO

O GRANDE LIVRO DOS MITOS GREGOS

O Grande Livro dos Mitos Gregos, de Robert Graves, é o mais completo, profundo e minucioso levantamento da miríade de mitos que cimentou a ideologia na sociedade grega antiga e que, por conseqüência, influenciou e influencia até hoje a Civilização Ocidental.

É assim que, decorridos mais de cinco milênios desde quando – conforme Graves – a mitologia grega começa a se estabelecer, ainda temos suas referências no pensamento atual.

O autor levou quase seis anos para escrever esse livro. Um trabalho de arqueologia profunda, no qual pinçou cuidadosamente os mitos clássicos e configurados, eliminando assim a profusão de lendas e outras narrativas que campearam toda a Grécia Antiga. É um trabalho de enorme fôlego, declinado em quase 900 páginas metodicamente organizadas em 171 capítulos. Perpassa desde os mitos da criação do mundo até a Odisséia. Cada mito é narrado, comentado e seus feitos e personagens são correlacionados à estrutura do pensamento moderno.