COSTA, JURANDIR FREIRE


JURANDIR FREIRE COSTA



Jurandir Freire Costa nasceu num pequeno vilarejo de Pernambuco em 1944. De lá saiu aos 15 anos e foi para Recife, onde formou-se em Medicina. Logo depois viajou para Paris, iniciando sua formação psicanalítica, no internato em Psiquiatria e um trabalho em Etnopsiquiatria na École Pratique des Hautes Études. Voltou ao Brasil e fixou residência no Rio de Janeiro, cidade na qual terminou sua formação psicanalítica. É membro do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro e professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), no Instituto de Medicina Social (IMS), onde desenvolve suas pesquisas e orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado. Ele não se considera um Dom-Quixote numa sociedade programada para outro tipo de sucesso ("Não somos filhos de economistas e sim do sonho alucinado de Rousseau e Diderot"). É um dos maiores pensadores que o Brasil tem atualmente. Tal percurso de vida faz com que Jurandir observe o mundo com certo relaxamento, o que explica sua simpatia à relativização e à não-universalização dos valores. É esse caminho pessoal que marca seu intenso envolvimento ("meio militante e intempestivo", diz ele) e a impossibilidade de adotar o "tom exato da discussão acadêmica" quando discute suas idéias. Preocupado em entender as circunstâncias do exercício da psicanálise no Brasil, Jurandir dirige sua atenção principalmente para a pesquisa sobre a violência contra as minorias de qualquer ordem. Mas também já voltou sua atenção para as psicoterapia de grupos, as instituições psiquiátricas, as questões éticas contemporâneas, a redescrição de pressupostos psicanalíticos através do viés da filosofia pragmática, já analisou a identidade homoerótica e as teorias psicanalíticas que tentam dar conta dela, pôs em cheque o ideário do amor romântico contemporâneo, entre tantos outros assuntos de seu interesse.

LIVRO ESCOLHIDO - EDITORA ESCUTA



A FACE E O VERSO



Este livro examina o conceito de homossexualidade masculina na literatura médica, psiquiátrica e sexológica do século XIX, comparando sua significação com aquela existente na psicanálise de Freud e alguns de seus seguidores. Lança mão da teoria freudiana do sujeito e da teoria pragmática ou neo-pragmática da linguagem.Apresenta uma discussão das conseqüências cientificas e éticas do emprego de termos como homossexual, homossexualidade ou homossexualismo nas teorias científicas e na linguagem corrente.

Nenhum comentário: