MURAKAMI, HARUKI


HARUKI MURAKAMI


Um dos mais populares escritores japoneses, Haruki Murakami nasceu em Kyoto em 1949. Cresceu em Kobe, cidade portuária que lhe rendeu uma visão de mundo cosmopolita, um dos pilares de sua obra. Seus dias de universidade foram caóticos e intensos, incluindo uma participação ativa nos protestos contra a guerra do Vietnã. Formou-se em dramaturgia clássica no Departamento de Literatura da Universidade de Waseda. Pouco depois, montou um bar em Kokubunji, Tóquio (1974 a 1981), sobre o qual diria mais tarde: “Tudo que preciso saber na vida aprendi no meu bar de jazz.” Nesse período, publicou seus dois primeiros livros: Hear the Wind Sings (1979) e Pinball 1973 (1980).
Depois viriam Caçando carneiros (1982), publicado no Brasil pela Estação Liberdade em 2001; Hard-boiled Wonderland and the End of the World (1985), que lhe rendeu o prestigioso Prêmio Tanizaki; Norwegian wodd (1987), com mais de 20 milhões de cópias vendidas em um ano, e, em seguida, Dance Dance Dance (1988), entre outras obras. Seus livros de ficção mais recentes são After the quake (2000) e Kafka on the shore (2002).
Em 1996, Murakami recebeu o Prêmio Literário Yomiuri, prêmio já concedido a importantes nomes da literatura japonesa, como Kenzaburo Oe, Kobo Abe e Yukio Mishima.
Suas maiores influências literárias são Raymond Chandler, Kurt Vonnegut e Richard Brautigan. Paralelamente à atividade de escritor, traduziu para o japonês autores como F. Scott Fitzgerald, John Irving, Tim O´Brien, Truman Capote e Paul Theroux.
Após morar alguns anos na Europa e nos Estados Unidos, Murakami voltou ao Japão e atualmente vive nas proximidades de Tóquio.

LIVRO ESCOLHIDO – EDITORA ESTAÇÃO LIBERDADE

DANCE, DANCE, DANCE

Inserindo-se no contexto muito em voga do “pense globalmente, escreva localmente”, em Dance Dance Dance Haruki Murakami segue a trajetória do protagonista de Caçando carneiros, agora à procura de um antigo amor que sumira misteriosamente do hotel miserável em que viviam, o Hotel do Golfinho. Na busca por Kiki, o personagem-narrador, um escritor free-lance de revistas, perde-se cada vez mais num universo de realismo fantástico, "kafkiano", envolvendo-se com uma garota clarividente, um astro de cinema extravagante, um poeta maneta, garotas de programa e outros personagens do gênero.Ambientado em Tóquio, o romance aborda temas como a solidão, o amor e a efemeridade da vida e retrata uma sociedade em constante transformação, altamente consumista e regida por valores como fama, dinheiro e poder. Ao som de músicas dos anos 60, 70 e 80, o narrador e seus amigos vivem num mundo de carros importados e Dunkin Donut’s, e acabam se envolvendo em um caso de assassinato. Um das características da obra de Murakami é justamente a utilização de referenciais da música, do cinema, das artes e do entretenimento para expressar sua visão das sociedades capitalistas altamente desenvolvidas, como a japonesa e a americana, da cultura de massa e do comportamento maniqueísta gerado por este sistema.O autor se utiliza de recursos lingüísticos e estilísticos, faz um jogo textual (a escrita japonesa possui quatro sistemas diferentes de grafia – o ideograma, o fonograma hiragana, o Katakana e o alfabeto romano – e Murakami alterna esses sistemas no decorrer do texto) para expressar onomatopéias e palavras estrangeiras, citando, em um jogo cheio de ironia, desde inúmeras referências a marcas famosas de vestuário e grandes cadeias alimentícias globalizadas até o zodíaco e a astrologia orientais, tudo para demonstrar a que ponto chega a dependência, a massificação e a objetificação do sujeito moderno, realçando ao mesmo tempo as mudanças que ocorrem na sociedade japonesa. Há também o recurso ao subtexto, frases destacadas em estilos de fonte diferentes ao longo dos capítulos que, se lidas seqüencialmente, formam um roteiro do livro, causando-nos uma estranha sensação de déjà vu, na medida em que este parece antecipar os acontecimentos, demonstrando que o narrador de uma forma ou outra já sabe, ou pelo menos intui, o rumo dos acontecimentos. E nós, com ele.

LIVRO ESCOLHIDO – EDITORA OBJETIVA

NORWEGIAN WOOD

Ambientado em meio à turbulência política da virada dos anos 1960 para os anos 1970, Norwegian Wood, como a canção dos Beatles que lhe empresta o título, é uma balada de amor e nostalgia cuja rara beleza confirma Murakami como uma das vozes mais talentosas da ficção contemporânea.
Publicado originalmente em 1987 e inédito no Brasil, Norwegian Wood foi o livro que alçou o japonês Haruki Murakami da condição de autor cult à de ícone cultural. Com mais de quatro milhões de cópias vendidas no Japão, é um romance de formação com toques autobiográficos, ambientado na Tóquio do final da década de 1960, que narra a iniciação amorosa do jovem estudante de teatro Toru Watanabe. Comparado a O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger, por sua influência em toda uma geração de jovens leitores, o livro capta com maestria e lirismo a angústia e o desamparo da transição da adolescência à idade adulta.
Em 1968, Toru Watanabe acaba de chegar a Tóquio para estudar teatro na universidade, e mora em um alojamento estudantil só para homens. Solitário, dedica seu tempo a identificar e refletir sobre as peculiaridades dos colegas. Um dia, Toru reencontra um rosto de seu passado: Naoko, antiga namorada de seu grande amigo de adolescência Kizuki antes deste cometer suicídio. Marcados por essa tragédia em comum, os dois se aproximam e constroem uma relação delicada onde a fragilidade psicológica de Naoko se torna cada vez mais visível até culminar com sua internação em um sanatório.
Tem início então um período de grande dilema para o jovem Toru: uma encruzilhada entre o compasso de espera pela recuperação de Naoko e os encantos de uma outra vida, mais vibrante, personificada pela exuberante e liberada Midori mas também por sua relação com uma mulher mais velha, Reiko.

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