OZ, AMÓS




AMÓS OZ

Nascido em Jerusalém em 1939, Amos Oz, fundador do Movimento Peace Now, é o mais conceituado dos romancistas israelitas contemporâneos, estando a sua obra traduzida em praticamente todo o mundo. Em 1992, recebeu o Prémio da Paz da Feira do Livro de Frankfurte, em 2004, o Prémio Internacional Catalunya, atribuído pelo governo autónomo catalão.A história tempestuosa da sua terra natal reflecte-se na escrita de Amos Oz. Na sua prosa, tanto na ficção como na não-ficção, existe um traço comum: a examinação da natureza humana, o reconhecimento da sua fragilidade e a glória na diversidade. Oz faz um apelo constante para o fim da ambivalência, para o diálogo e para a canalização das paixões em direcção à fé no futuro. Com uma economia de palavras, apresenta o povo de Israel, as suas atribulações políticas e a sua paisagem biblíca

LIVRO ESCOLHIDO – EDIT. COMPANHIA DAS LETRAS

DE AMOR E TREVAS

De amor e trevas foi lançado com estrondoso sucesso em Israel. Mesclando a história vista pelos olhos de um menino dotado de grande imaginação, criado em um meio de intelectuais de renome, como o futuro prêmio Nobel de Literatura Shai Agnon, a cenas domésticas e urbanas de tocante lirismo, Oz reconstrói minuciosamente um universo no qual a erudição era menos considerada que a força bruta, mais urgente para a árdua tarefa de construir uma nação. As brincadeiras do menino sempre envolvem os grandes conflitos da história. Escondido, ele gosta de recriá-las mudando o final sempre que este fora adverso para o povo judeu. Mas, contraditoriamente, o autor reafirma a tradição pacifista e conciliadora que consolidou ao longo de toda a sua vida adulta, ao não dar grande importância a sua própria participação como combatente na guerra dos Seis Dias, de 1967, ou na do Yom Kippur, de 1973. Como em toda obra de Oz, o mais importante na vida é viver, não morrer – nem matar.
LIVRO ESCOLHIDO - EDIT. COMPANHIA DAS LETRAS

RIMAS DA VIDA E DA MORTE ( L! )

Em seu último livro, "Rimas da Vida e da Morte", a prática de inventar histórias para as pessoas é o próprio enredo. Mas qual romance não exercita isso? Todos. Mas, aqui é diferente. Oz cria um personagem, escritor desiludido, embora bem-sucedido, que brinca de inventar histórias sobre o público que vai assisti-lo na leitura de um de seus romances.Resultado: uma metainvenção. Um personagem inventado que inventa personagens. Embarcamos, assim, numa invenção dupla, até chegar um momento em que o próprio protagonista começa a perder sua legitimidade narrativa e desconfiamos de que ele também seja uma invenção de algum outro narrador. Geralmente, quando lemos um livro, fazemos como Coleridge ( poeta, crítico e ensaista inglês; Inglaterra, 21/10/1772 - 25/07/1834) aconselhou: praticamos a suspensão da descrença ("suspension of disbelief") e acreditamos em tudo, por absurdo que seja, em nome do fluxo narrativo. Esse é um dos maiores prazeres da literatura: acreditar.Mas a metalinguagem cria uma certa desconfiança e um nó no leitor. Afinal, no que podemos confiar aqui? A melhor resposta, sem dúvida, é: em tudo. Porque tudo, em literatura e provavelmente também fora dela, é invenção. Quando percebemos, estamos torcendo pelo desenrolar das ações dos personagens inventados, sabendo que sua vida não passa de especulação da cabeça do escritor. InvençõesUma descrição de um personagem falso, que, de início, parece estereotipada ("ali está uma mulher corpulenta, que já abandonou há anos todas as dietas e esforços para emagrecer, já desistiu da forma física e decidiu galgar esferas mais elevadas") vai, aos poucos, tornando-se afetuosa, e o autor desencantado também vai se enamorando de suas invenções ("Debaixo de seu discurso inflamado, brota sempre, sem nenhuma exceção, uma espécie de borrifo de alegria que emana das profundezas, uma corrente do Golfo de cordialidade e de exultante bondade").E todas essas invenções são espelhadas, entremeadas com rimas ingênuas de um autor também imaginário (mas agora a imaginação é muito mais verdadeira do que todo o resto), autor de um livro chamado: "Rimas da Vida e da Morte". "Tem o sábio sem juízo / e tem o tolo muito sério / tem o pranto após o riso / mas quem sabe o próprio mistério?"Para os pragmáticos que pensam que sabem alguma coisa sobre seu mistério e que se satisfazem com opiniões prontas sobre as coisas e as pessoas, ou seja, para os muito seguros de si (meio caminho para o fanatismo), um bom remédio é rimar a vida com a morte, a mentira com a verdade e perceber que o "caminho certo" é a ponte mais óbvia para o erro.

(Noemi Jaffe - Folha de São Paulo 200908)

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