CONRAD, JOSEPH

JOSEPH  CONRAD
                                                                                                                                                                            

Joseph Conrad, de nome de batismo Józef Teodor Nałęcz Korzeniowski (Berdyczew, 3 de dezembro de 1857 – Bishopboune, 3 de agosto de 1924).Escritor britânico de origem polaca.
Conrad foi educado na Polônia ocupada pela Rússia. O seu pai, um aristocrata empobrecido de Nałęcz, foi escritor e militante armado, sendo preso pelas suas actividades contra os ocupantes russos e condenado a trabalhos forçados na Sibéria. Pouco depois, a sua mãe morreu de tuberculose no exílio, e quatro anos depois também o seu pai, apesar de ter sido autorizado a voltar a Cracóvia. Destas traumáticas experiências de infância durante a ocupação russa é possível que Conrad derivasse temas contra o colonialismo como no romance Coração das Trevas (Heart of Darkness). A sua última obra publicada em vida foi 'The Rover' (1923), onde conta a história de Peyrol, um pirata que decide reformar-se.
Foi colocado sob os cuidados de seu tio, uma figura mais cautelosa do que qualquer um de seus pais, que não obstante, permitiu que Conrad viajasse para Marselha e começasse sua carreira como marinheiro com a idade de 17 anos. Em 1878, depois de uma tentativa falhada de suicídio, passou a servir num barco britânico para evitar o serviço militar russo. Aos 21 anos tinha aprendido inglês, língua que mais tarde dominaria com excelência. Conseguiu, depois de várias tentativas, passar no exame de Capitão de barco e finalmente conseguiu a nacionalidade britânica em 1884. Pôs pela primeira vez o pé em Inglaterra no porto de Lowestoft, Suffolk, e viveu em Londres e posteriormente perto de Cantuária, Kent.
O filósofo Bertrand Russell, que veio a conhecê-lo depois da sua chegada a Inglaterra, tinha verdeiro fascínio pela sua obra, em especial, pela obra Coração das Trevas. (O grau de amizade foi tal que Russell baptizou um de seus filhos com o nome "Conrad".)

LIVRO ESCOLHIDO - EDIT. COMPANHIA DAS LETRAS

CORAÇÃO DAS TREVAS


Foi considerado por Jorge Luis Borges como "o mais intenso de todos os relatos que a imaginação humana jamais concebeu". Além de ser um clássico da literatura contemporânea, a novela serviu de base para o filme "Apocalypse Now", de Francis Ford Coppola. Não é pouca coisa, mas não é demais em se tratando de Joseph Conrad e de um texto cujo tema central é a barbárie, a violência e a desumanização causada pela colonização europeia na África. Pela voz do narrador, Marlow, somos conduzidos até o coração do continente numa missão de resgate do comerciante Kurtz.

Nenhum comentário: