VONNEGUT JR. , KURT

KURT VONNEGUT JR.

Concluída a formação em Química, alistou-se no exército e lutou na II Guerra Mundial, uma experiência formadora para ele, como escritor. Após a Guerra formou-se em Antropologia. Foi muito importante para os movimentos de contracultura nas décadas de 1960 e 70, e alguns de seus romances/peças foram adaptados para o cinema. É autor de vários romances, ensaios e peças de teatro, entre os quais se destacam Player Piano (1952), Cat’s Craddle (1963), Breakfast of Champions (1973) e Galápagos (1985). Seu último lançamento foi "Um Homem sem Pátria, coleção de crônicas e pequenos ensaios".
No Brasil, praticamente toda sua obra foi lançada, de forma irregular, por várias editoras, como a L&PM, a Record e a Rocco.

LIVRO ESCOLHIDO - L&PM EDITORES

MATADOURO 5

Matadouro 5 conta a tentativa de um ex-soldado americano que lutou na Segunda Guerra Mundial e que assistiu ao bombardeio da cidade de Dresden de escrever sobre a experiência da guerra. O personagem por ele criado, Billy Pilgrim, é um americano bem de vida e interiorano que viaja no tempo, para outros planetas, e revisita diversos momentos da sua própria vida – sendo o ponto crucial da sua existência o episódio em que foi feito prisioneiro durante a Segunda Guerra, quando vivenciou o bombardeio da cidade alemã, em que morreram 135 mil pessoas – o dobro de mortes causadas pela bomba de Hiroshima.
O resultado desta inusitada história é uma narrativa inigualável, fantasiosa, sarcástica, engraçada, satírica, irônica, triste e cheia de sentido. Publicado primeiramente em 1969, em plena Guerra do Vietnã, Matadouro 5 foi classificado pelo conselho editorial da Modern Library um dos 20 melhores romances em língua inglesa do século 20. Embora seja conhecido como um dos principais romances norte-americanos antiguerra, nele Vonnegut oferece muito mais do que um libelo pacifista. Trata-se de crítica social da mais criativa, inclassificável e atual, da expressão de uma visão de mundo ingênua e desencantada ao mesmo tempo.