GUIMARÃES ROSA, JOÃO

JOÃO GUIMARÃES ROSA

Grande renovador da prosa de ficção, João Guimarães Rosa marcou profundamente a literatura brasileira. Nascido na cidade de Cordisburgo (MG), formou-se em Medicina na cidade de Belo Horizonte (1930). Após clinicar algum tempo nos confins do Estado mineiro, onde aprendeu os segredos e as falas do sertão que marcariam sua obra, entrou para a carreira diplomática (1934), indo servir em Hamburgo, Baden-Baden, Lisboa, Bogotá e Paris. Dividido entre a literatura e a carreira diplomática, fez longas viagens pelo interior de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Bahia, anotando os maneirismos de fala de jagunços, vaqueiros, prostitutas e beatas colhidos em conversas. Assim revolucionou a prosa brasileira e foi aclamado pelo público e pelos críticos ao escrever seu primeiro livro de contos: Sagarana (1946). Combinando o erudito com o arcaico e com as expressões populares, transformou a semântica, subverteu a sintaxe e apresentou ao leitor quase um novo idioma para contar as histórias da gente do sertão. Mais tarde publicou Corpo de Baile (1956), um conjunto de sete novelas, e o livro mais polêmico da literatura brasileira do século XX – Grande Sertão: Veredas (1956). Na construção da personagem principal (Riobaldo), fundiu o cotidiano com o requintado, o regional com o erudito, o folclore com a cultura livresca, o real com o fantástico e superou o regionalimo ao compor, numa narrativa épica/mítica, a própria condição humana. Ainda vieram Primeiras Histórias (1962), reunindo 21 contos curtos, e Tutaméia (1967), conjunto de 40 contos. Faleceu no Rio de Janeiro, três dias depois de tomar posse na Academia Brasileira de Letras. Posse esta que sempre adiara, temendo a emoção de vestir o fardão da Academia.

LIVRO ESCOLHIDO - EDITORA NOVA FRONTEIRA

GRANDE SERTÃO VEREDAS (L!)

Grande Sertão : veredas é uma narrativa em primeira pessoa e quem tem a palavra é Riobaldo, que conversa com um suposto interlocutor. Ex-jagunço, chefe de bando, andarilho do sertão como cangaceiro, ele relata suas aventuras e desventuras ao mesmo tempo em que se questiona a respeito da existência de Deus e do diabo.Riobaldo ao querer se vingar da morte do amigo Joca Ramiro, chefe dos jagunços, assassinado à traição por Hermógenes, ex-companheiro de bando, ele faz um pacto com o diabo para destruir o traidor.Riobaldo torna-se líder do bando vingativo; até que os dois bandos se encontram e entram em confronto. Reginaldo, amigo de Riobaldo e por quem ele sente uma estranha atração que o perturba, entra em combate com Hermógenes e ambos morrem.Nesse momento Riobaldo descobre que Reginaldo é na verdade Diadorim, filha de seu amigo Joca Ramiro, que até então viveu disfarçada de homem. Amargurado, Riobaldo abandona a vida de jagunço e vai viver como um pacato fazendeiro. Confuso e decepcionado com a descoberta de que Reginaldo é na verdade Diadorim, seu grande amor ele desiste das aventura em bando e se recolhe para fazer algumas reflexões sobre a existência. Confuso pela dúvida da existência ou não do diabo e a possibilidade de fazer um pacto com ele, Riobaldo passa a querer entender o sentido e os mistérios da vida. Os fatos narrados por Riobaldo no romance não seguem uma ordem cronlógica, obedecem sim as lembranças que mais marcaram a sua vida. O suposto interlocutor nunca toma a plavra, por isso a narrativa se assemelha a uma reflexão em voz alta, ou seja, como se ele falasse sozinho, querendo em sua solidão entender os mistérios da existência e principalmente compreender o que induz as pessoas a cometerem as más ações. Riobaldo reve-la-se uma personagem diferente à medidade que tem a necessidade de ir além das aprências, e que faz questão de saber mais para entender o mistério da ações humanas.
EXCERTOS
1) Enfim, cada um o que quer aprova, o senhor sabe: pão ou pães, é questão de opiniães...O sertão está em toda parte. (pg 24)
2) Quem muito se evita, se convive, (pg. 24)
3) Viver é negócio muito perigoso... (pg. 26)
4) O diabo na rua, no meio do redemunho... (pg.27)
5) Tudo é e não é... Quase todo mais grave criminoso feroz, sempre é muito bommarido, bom filho, bom pai, e é bom amigo-de-seus-amigosl Sei desses. Só quetem os depois - e Deus, junto. Vi muitas nuvens. (pg. 27)
6) O senhor não duvide - tem gente, neste aborrecido mundo, que matam só para ver alguém fazer careta... eh, pois, empós, o resto o senhor prove: vem o pão,vem a mão, vem o são, vem o cão. (pg. 28)
7) ... passarinho que se debruça - o vôo já está pronto! (pg. 29)
8) Quase que a gente não abria a boca; mas era um delem que me tirava para ele -o irremediável extenso da vida. (pg. 45)
9) Tem coisa e cousa, e o ó de raposa... (pg. 47)
10) Mas ciúme é mais custoso de se sopitar do que o amor. Coração de gente - o escuro, escuros. (pg.52)
11) Falar com o estranho assim, que bem ouve e logo longe se vai embora, é um segundo proveito: faz do jeito que eu falasse mais mesmo comigo. (pg. 55)
12) ...toda saudade é uma espécie de velhice. (jtg. 57)
13) O amor, já de si, é algum arrependimento. (pg. 58)
14) Ah, se eu pudesse mesmo gostar dele — os gostares... (pg. 66)
15) Confiança - o senhor sabe - não se tira das coisas feitas ou perfeitas; eía rodeia é o quente da pessoa, (pg. 72)
16) "Riobaldo, a colheita é comum, mas o capinar é sozinho..." (pg. 74)
17) Eu sei: nojo é invenção, do “Que-Não-Há”, para estorvar que se tenha dó. (pg.75)
18) Deus existe mesmo quando não há. Mas o demónio não precisa de existir para haver - a gente sabendo que eíe não existe, aí é que eíe toma conta de tudo. (pg.
76)
19) Nem para se definir calado, em si, um assunto contrário absurdo não concede seguimento, (pg. 77)
20) Digo: o real não está na saída nem na chegada: eíe se dispõe para a gente é no meio da travessia. (pg. 80)
21)... me senti pior de sorte que uma pulga entre dois dedos. (pg. 82)
22) Cavalo que ama o dono, até respira do mesmo jeito. (pg. 89)
23) O senhor deve de ficar prevenido: esse povo diverte por demais com a baboseira,dum traque de jumento formam tufão de ventania. Por gosto de rebuliço. Querem-porque-querem inventar maravilhas glorionhas, depois eíes mesmos acabam temendo e crendo. Parece que todo mundo carece disso. Eu acho, que.(pg. 90)
24) Um homem consegue intrujar de tudo; só de ser inteligente e valente é que muito não pode. (pg. 92)
25) Tem horas em que penso que a gente carecia, de repente, de acordar de alguma espécie de encanto. As pessoas, e as coisas, não são de verdade! E de que é que, a miúde, a gente adverte incertas saudades? Será que, nós todos, as nossas almas já vendemos? Bobeia, minha. E como é que havia de ser possível? Hem?! (pg. 100)
26) Sujeito muito lógico, o senhor sabe: cega qualquer nó. (pg. 108)
27) Vingar, digo ao senhor, é lamber, frio, o que outro cozinhou quente demais. O demónio diz mil. Esse! Vige mas não rege... (pg. 110)
28) O mal ou o bem, estão é em quem faz; não é no efeito que dão. (pg. 113)
29)Tem horas antigas que ficaram muito mais perto da gente do que outras, de recente data. (pg. 115)
30) O que induz a gente para más ações estranhas, è que a gente está pertinho doque é nosso, por direito, e não sabe, não sabe, não sabe! (pg. 116)
31) Aquele encontro nosso se deu sem o razoável comum, sobrefalseado, como do que só em jornal e livro é que se lê. Mesmo o que estou contando, depois é que eu pude reunir relembrado e verdadeiramente entendido - porque, enquanto coisa asssim se ata, a gente sente mais é o que o corpo a próprio é: coração bem batendo. Do que o que: o real roda e põe diante. - “Essas são as horas da gente. As outras, de todo tempo, são as horas de todos" — me explicou o compadre meu Quelemém. Que fosse como sendo o trivial do viver feito uma água, dentro dela se esteja, e que tudo ajunta e amortece — só rara vez se consegue subir com a cabeça fora dela, feito um milagre: peixinho pediu. Por que? Diz-que-direi ao senhor o que nem tanto é sabido: sempre que se começa a ter amor a alguém, no ramerrão, o amor pega e cresce é porque, de certo jeito, a gente quer que isso seja, e vai, na idéia, querendo e ajudando; mas, quando é destino dado, maior que o miúdo, a gente ama inteiriço fatal, carecendo de querer, e é um só facear com as surpresas. Amor desse, cresce primeiro; Brota é depois. (pg. 155)
32) A gente vive, eu acho, é mesmo para se desiludir e desmisturar. A semvergonhice reina, tão leve e leve pertencidamente, que por primeiro não se crê no sincero sem maldade. (pg. 162)
33)... que a assoprada na vaidade é a alegria que dá chama mais depressa e mais a ar. (pg. 163)
34) Os afetos. Doçura do olhar dele me transformou para os olhos de velhice da minfia mãe. (pg. 164)
35) O senhor sabe: preto, quando é dos que encaram de frente, é a gente que existe que sabe ser mais agradecida. (pg. 165)
36) O saber de uns, a morte de outros. (pg. 166)
37) Sozinho sou, sendo, de sozinho careço, sempre nas estreitas horas - isso procuro. (pg. 169)\
38) Artes que morte e amor têm paragens demarcadas. No escuro. (pg. 174)
39) ...amigo, para mim, não é um ajuste de um dar serviço ao outro, e receber,...amigo, para mimf é só isto: é a pessoa com quem a gente gosta de conversar, doigual o igual, desarmado. O de que um tira prazer de estar próximo. Só isto,quase; e os todos sacrifícios, (pg. 196)
40) Mas a natureza da gente é muito segundas-e-sábados. Tem dia e tem noite,vesáveis, em amizade de amor. (pg. 196)
41)Naquele dia eu tardava, no meio de sozinha travessia. (pg. 200)
42) Mas eu fui sempre um fugidor. Ao que fugi até da precisão de fuga. (pg. 200)
43) Medo de errar é que é a minha paciência. (pg. 201)
44) Um ainda não é um: quando ainda faz parte com todos. (pg. 201)
45) Acho que o espírito da gente é cavaío que escolhe estrada: quando ruma para tristeza e morte, via não vendo o que é bonito e bom. (pg. 202)
46)...só aos poucos é que o escuro é claro. (pg. 207)
47)Medo, não, mas perdi a vontade de ter coragem. (pg.215)
48) A morte é corisco que sempre já veio. Ânsias, ao em que bola me vinha goela arriba, do arrocho grosso, imposto, que às vezes em lágrimas nos olhos se transforma. A bobagem.... (pg. 231)
49) Como é eu que posso com este mundo. A vida é ingrata no macio de si; mas transtraz a esperança mesmo do meio do fel do desespero. Ao que, este mundo é muito misturado... (pg.237)
50) Deus a gente respeita, do demônio se esconjura e aparta...Quem é que pode ir divulgar o corisco de raio do borro da chuva, no grosso das nuvens altas? (pg. 237)
51)...que a gente carece de fingir às vezes que raiva tem, mas raiva mesma nunca se deve de tolerar de ter. Porque, quando se curte raiva de alguém, é a mesma coisa que se autorizar que essa própria pessoa passe durante o tempo governando a idéia e o sentir da gente; o que isso era falta de soberania, e farta bobice, e fato é. (pg. 253)
52) Se não, o senhor me diga: preto é preto? Branco é branco? Ou: quando é que a velhice começa, surgindo de dentro da mocidade? (pg. 262)
53) Quem vai em caça, perde o que não acha... (pg. 293)
54)A gente estava desagasalhados na alegria, feito meninos. (pg. 299)
55) Sertão é isto: o senhor empurra para trás, mas de repente ele volta a rodear o senhor dos lados. Sertão é quando menos se espera. (pg. 302)
56) Tem trechos em que a vida amolece a gente, tanto, que até um referver de mau desejo, no meio da quebreira, serve como beneficio. (pg. 303)
57) Um homem de tão alta bondade tinha mesmo de correr perigo de morte, mais cedo mais tarde, vivendo no meio de gente tão ruim... (pg. 314)
58) Atravessaram por nós, sem a gente perceber, como a noite atravessa o dia, da manhã à tarde, seu pretume dela escondido no brancor do dia, se presume, (pg. 318)
59A vida é vez de injustiças assim, quando o demo leva o estandarte.(pg. 319)
60) Sofrimento passado é glória. É sal em cinza. (pg. 319)
61) Semeei minha presença dele, o que da vida é bom eu delo entendia. (pg. 319)
62) Para ódio e amor que dói , amanhã não é consoto. (pg. 320)
63) Mas liberdade - aposto- ainda é só alegria de um pobre caminhozinho, nodentro do f erro de grandes prisões. 'Tem uma verdade que se carece de aprender,do encoberto, e que ninguém não ensina: o beco para a liberdade se fazer. Souum homem ignorante. Mas, me diga o senhor, a vida não é cousa terrível? (pg.323)
64) Só se pode viver perto de outro, e conhecer outra pessoa, sem perigo de ódio, se a gente tem amor. Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura. (pg. 327)
65) Eu sendo água, me bebeu; eu sendo capim, me pisou; e me ressoprou, eu sendo cinza. Ah, não! Então, eu estava ali, em chão, em a-cú acôo de acuado?! (pg. 349)
66) Para as coisa que há de pior, a gente não alcança fechar as portas. (pg. 369)
67) Mas, mente pouco, quem a verdade toda diz. (pg. 380)
68) O que brotava em min e rebrotava: essas demasias do coração. Continuando, feito um bem, que sutil e nem me perturbava, porque a gente guardasse cada um consigo sua tenção de bem-querer, com esquivança de qualquer pensar, do que a consciência escuta e se espanta; e também em razão de que a gente mesmo deixava de excogitar e conhecer o vulto verdadeiro daquele afeto, com seu poder e seus segredos; assim é que hoje eu penso. (pg. 389)
69) A gente só sabe bem aquilo que não entende. (pg. 394)
70) O que mais digo: convém nunca a gente entrar no meio de pessoas muitodiferentes da gente. Mesmo que maldade própria não tenham, eles estão comvida cerrada no costume de si, o senhor é de extremos, no sutil o senhor sofreperigos. Tem muitos recantos de muita pele de gente. Aprendi dos antigos.Oque assenta justo é cada um fugir do que bem não se pertence. Parar o bomlonge do ruim, o são longe do doente, o vivo longe do morto, o frio longe doquente, o rico longe do pobre. (pg. 405)
71) O maior direito que é meu — o que quero e sobrequero -: é que ninguém tem odireito de fazer medo em mim! (pg. 410)
72) "Vida" é noção que a gente completa seguida assim, mas só por lei duma idéiafalsa. Cada dia é um dia. (pg. 414)
73) Eu tinha medo de homem humano. (pg. 422)
74)... um dia é todo para a esperança, o seguinte para a desconsolação. (pg. 426)
75) Do contrario, não tinna sincero jeito possível: porque ele era de raça tão persistente, no diverso da nossa, que somente a estância deíe, em frente, já media, conferia e reprovava. (pg. 430)
76) Uma coisa, a coisa, esta coisa: eu somente queria era – ficar sendo! (pg. 436)
77) Parente não é o escolhido - é o demarcado. (pg. 444)
78) Dentro de mim eu tenho um sono, e mas fora de mim eu vejo um sonho — umsonho eu tive. O fim de fomes. (pg. 451)
79)Aqui digo: que se teme por amor; mas que, por amor, também, é que a coragem se faz. (pg. 472)
80) Um outro pode ser a gente; mas a gente não pode ser um outro, nem convém...(pg. 476)
81)A vida inventa! A gente principia as coisas, no não saber por que, e desde aí perde o poder de continuação - porque a vida é mutirão de todos, por todos remexida e temperada. (pg. 477)
82) O que nesta vida muda com mais presteza: é lufo de noruega, caminhos de antaem setembro e outubro, e negócios dos sentimentos da gente. (pg. 478)
83) Só quando se tem rio fundo, ou cava de buraco, é que a gente por riba põeponte...(pg. 479)
84) "Minha Senhora Dona: um menino nasceu — o mundo tornou a começar.... u- e saí para as luas. (pg. 484)
85) Digo ao senhor. meu medo é esse. Todos não vendem? Digo ao senhor: o diabo não existe, não há, e a ele eu vendi a alma... Meu medo é este. A quem vendi? Medo meu é este, meu senhor: então, a alma, a gente vende, só, é sem nenhum comprador... (pg. 501)
86) O que meus olhos não estão vendo hoje, pode ser o que vou ter de sofrer no diadepois d’amanhã. (pg. 534)
87) Dói sempre na gente, alguma vez, todo amor achável, que algum dia sedesprezou... (pg.538)
88) Tirante que não pedi conselhos. Mas não houvesse: mas, pedir conselho - não ter paciência com a gente mesmo; mal hajante... (pg. 548)
89) Riobaldo, hoje-em-dia eu nem sei o que sei, e, o que soubesse, deixei de saber oque sabia... "(pg. 549)
90) Só que não entendo quem se praz com nada ou pouco; eu, não me serve cheirar a poeira do cogulo - mais quero mexer com minhas mãos e ir ver recrescer a massa. (pg. 560)
91) Mas eu sabia que era o minuto e não era a hora. (pg. 566)
92)... e para sentir que Diadorim não era mortal. E que a presença dele não me obedecia. Eu sei: quem ama é sempre muito escravo, mas não obedece nunca de verdade... (pg. 568)
93)E, Diadorim, que vinha atrás de mim uns metros, quando virei o rosto vi meu sorriso nos lábios deíe. (pg. 579)
94) O senhor escute meu coração, pegue no meu pulso. O senhor avista meus cabelos brancos... Viver- não é? - é muito perigoso. Porque ainda não se sa6e. Porque aprender-a-viver é que é o viver, mesmo. (pg. 601)
95)”Tu não acha que todo o mundo é doido? Que um só deixa de doido ser é em horas de sentir completa coragem ou o amor. Ou em horas em que consegue rezar?"(pg. 603)

Um comentário:

Milton Morais disse...

Muito bom o texto, somente uma correçāo, o nome do amigo de Riobaldo, é Reinaldo(Diadorim), e nāo Reginaldo como esta no texto